A voz diz muito a respeito da imagem que transmitimos para as pessoas. É por meio dela que conseguimos identificar o estado de espírito, as emoções e outros aspectos psicológicos importantíssimos associados à troca de mensagens verbais entre as pessoas.
Você deve estar se perguntando: ” Mas como escolher o tom de voz para cada situação?
A escolha do tom de voz começa na respiração, uma respiração adequada mantém a qualidade da voz, assim como uma postura confiante.
DURANTE REUNIÕES
Nem todas as situações exigem um tom de voz alto. Em uma reunião, por exemplo, isso pode ser considerado uma atitude indiscreta e deselegante.
Além disso, é um ambiente em que todos os envolvidos ocupam um lugar semelhante, e por isso deve ser um local amistoso e receptivo.
Mas, se você também for muito tímido, falar muito baixo pode atrapalhar.
Cuidado com a velocidade, muito rápido você pode não ser compreendido, e muito devagar ficará monótono.
Utilize um tom de voz audível, fale com clareza, confiança.
CONTATO COM A EQUIPE
Quem ocupa posições de liderança tem a comunicação como uma base de apoio ou como a ruína da sua autoridade. Um líder precisa desenvolver a assertividade nas suas falas, o que inclui saber escolher as palavras certas, ter objetividade e clareza e, claro, usar um tom de voz adequado.
Relações com a equipe são mais próximas e informais que as reuniões, por exemplo, o tom de voz também pode ser mais descontraído. Nesse caso, cabem algumas brincadeiras, bom humor e naturalidade, sempre com respeito.
APRESENTAÇÕES NO TRABALHO
Em uma apresentação, falar muito baixo pode ser entediante e monótono.
Nesses momentos, a atenção das pessoas precisa se voltar para você e isso pode ser conquistado com um tom de voz mais enérgico. Por isso, nesse caso, você pode falar um pouco mais alto, mas lembre-se de que falar alto não significa gritar.
O melhor é mesclar a intensidade da fala de acordo com a necessidade de enfatizar determinados pontos da mensagem.
Lembre-se: a voz diz muito a respeito da imagem que transmitimos para as pessoas, através dela conseguimos identificar estados de espírito, emoções e aspectos psicológicos.
Você tem usado isso a seu favor? Já coloca essas dicas em prática!
Deixe um comentário