Cansado de terminar o dia cheio de frustrações e pendências?
Estar à frente de uma empresa não é uma tarefa nada fácil… são muitos compromissos e tarefas que precisam ser executados. E o tempo parece não colaborar com você, não é mesmo?
Se você se identifica, calma! Nós temos uma lista de instruções para uma economia de tempo, com aumento de produtividade!
Nos próximos sete tópicos, revelaremos os segredos para otimizar sua gestão do tempo e alcançar resultados mais satisfatórios. Então, acompanhe-nos nesta jornada rumo a uma rotina mais eficiente e menos estressante.
1- Separe um tempo para organizar sua agenda
Tenha um horário e dia estratégicos para parar por alguns minutinhos e organizar sua agenda para semana. Uma boa dica é usar o horário do domingo à noite, ou segunda de manhã – Se preferir, faça esta atividade do modo menos estressante possível; uma opção é organizar enquanto ouve uma música, ou um podcast de sua preferência.
Nós aqui da UP sempre reservamos um momento da segunda de manhã para ajustar a agenda. Sempre deixando na agenda horários para imprevistos (ações urgentes) e momentos para reunião estratégica de sócias.
2 – Tenha a agenda sempre a mão
Ter uma agenda de fácil acesso é essencial para que possa seguir tudo o que se programou. Tenha uma agenda no seu celular, com aplicativos como Google Calendário, ou uma agenda física que você consiga carregar sempre na bolsa.
Na era do digital e do celular sempre à mão, podemos usar isso como um grande aliado. Aqui na UP a agenda do google está sempre aberta no computador e celular, e colocamos ela integrada à equipe e vinculada ao nosso gestor de tarefa (trello); Assim acompanhamos a tarefa dos nossos liderados e temos clareza dos compromissos podendo ter leveza na execução.
3 – Utilize estratégias
Separe o que for urgente, importante. O que não pode deixar de fazer essa semana. Elimine tarefas que precisam ser feitas, mas que não precisam ser necessariamente executadas por você. Delegue o que puder.
As atividades consideradas “atividades de cachorro” (aquelas que podem ser treinadas e são repetitivas) devem ser orientadas para que sejam realizadas por sua equipe e com sua supervisão.
4 – Separe cada etapa
Separe a ordem e o momento certo para cada coisa – atender cliente, responder mensagem, analisar indicadores da sua empresa, atender demandas dos seus liderados… tudo tem seu tempo certo para ser executado.
5 – Distribua o tempo de forma real
Quanto tempo você realmente gasta para executar cada atividade? Se você não sabe exatamente, é importante que você observe e analise, assim você não corre o risco de atrasar as demais tarefas e deixar outros pendentes.
6 – Separe um tempo para imprevistos
Todos estamos sujeitos a imprevistos, mas, na vida do empreendedor, eles normalmente são mais frequentes.
Ter um tempo para resolvê-los é essencial, assim você não corre o risco de terminar o dia com a sensação de frustação por ainda ter tarefas pendentes.
7- Automatize Tarefas Repetitivas
Identifique tarefas que podem ser automatizadas, como o envio de e-mails programados ou o uso de ferramentas de gerenciamento de tarefas. Isso liberará tempo valioso para se concentrar em atividades de alto valor.
Dessa forma, você terá uma agenda empreendedora ainda mais eficaz, otimizando seu tempo e melhorando sua saúde e produtividade.
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E aí, caro leitor, agora que você conhece essas estratégias para otimizar seu tempo e aumentar sua produtividade, é hora de colocá-las em prática.
Lembre-se de que a gestão eficaz do tempo não apenas melhora sua produtividade, mas também sua qualidade de vida. Portanto, não perca tempo, comece hoje mesmo e colha os benefícios de uma agenda empreendedora mais eficiente. Seu sucesso está a apenas alguns passos de distância!
Me conta aqui nos comentários como você costuma organizar sua agenda!