Se você está nos acompanhando por aqui, já deve ter lido nosso último artigo sobre o que são processos empresariais. Agora, chegou a hora de descobrir como organizá-los no seu negócio.
Para simplificar, criamos um passo a passo pra você tirar de letra!
Agora, papel e caneta na mão, e comece a colocar em prática:
1. Defina as responsabilidades e os papéis de todos os colaboradores.
É hora de deixar claro quem faz o quê na equipe. É essencial que você esclareça o papel que cada indivíduo possui na empresa, definindo claramente as suas funções e responsabilidades. Um por um. É importante que além de definir as funções seja definido líderes que acompanhe a função dos liderados afim de tirar dúvidas e subsidiar a melhor execução prezando por melhor produtividade em menor tempo. Coloque as cartas na mesa para que todos saibam o que se espera deles e possam desempenhar seus postos da melhor maneira.
2. Sinalize entradas e saídas.
Efetue lançamentos todas as entradas e saídas, e nomeie cada uma delas (plano de contas/ categorias), assim você analisa como estão seus gastos no final de cada mês. É essencial ter um fluxo de caixa para diariamente analisar sua disponibilidade.
3. Otimize tarefas
Para auxiliar nesse processo, você pode contar com sistemas automatizados, que vão ajudar a elaborar relatórios, centralizar informações, controlar prazos e estabelecer prioridades. Aqui, o primeiro e o segundo tópico também englobam esse terceiro.
4. Faça análise do Suporte
Os sistemas automatizados podem resolver problemas na execução dos processos, mas também podem gerar falha do sistema diante de aplicações inadequadas. Então, é necessário também fazer a análise do Suporte.
5. Padronize e elabore documentos
A documentação é capaz de alinhar os processos entre os envolvidos e formalizá-los, transmitindo-os mais facilmente entre gestores e colaboradores.
Um mapeamento bem documentado permite aos gestores monitorarem e otimizem processos gerenciais.
6. Avalie os desvios
Parasaber se os processos gerenciais estão sendo aplicados da forma correta, énecessário fazer a medição do desempenho. Em outras palavras, descobrir se os padrões estão sendo seguidos para que os resultados sejam satisfatórios.
Por isso, é importante comparar o desempenho frequentemente, isso ajuda a descobrir se existem desvios. Caso existam desvios em áreas cruciais do negócio, é necessário resolvê-los antes de partir para aqueles presentes em áreas menos relevantes.
7. Ação Corretiva
Caso os desvios estejam dentro dos limites impostos, não será necessário fazer nada.
Já se tiver sido constatado que limites foram extrapolados, chegou a hora de partir para a ação corretiva. Por isso, eles devem ser nomeados e comunicados à administração o quanto antes.