Se você é um empreendedor, é provável que já tenha se deparado com o termo “processos” em diversas ocasiões. Compreender essa palavra é fundamental para uma gestão empresarial eficaz e para impulsionar os resultados de sua empresa.
“Processos” são sequências coordenadas de ações que transformam inputs em resultados desejados. Isso abrange uma gama diversificada de atividades, desde a produção de produtos até a gestão financeira.
Essas atividades são cruciais para o funcionamento eficiente de qualquer empresa, permitindo a organização de tarefas e a realização de metas específicas.
Muitas empresas frequentemente buscam otimizar seus processos para aumentar a eficiência e a qualidade, de seus produtos ou serviços, utilizando a abordagem BPM (Business Process Management System)
em português: gestão de processos de negócios.
Para um processo ser considerado “empresarial” deve-se considerar:
1- Atividades repetitivas e contínuas;
2 – Tarefas que são realizadas em etapas, e com um fluxo que possui uma sequência lógica, previamente definida.
3 – Insumos (inputs) e resultados (output) do processo sendo identificáveis e mensuráveis.
4 – Se a eficiência e o desempenho do processo são quantitativos (ou seja, ser possível medir e avaliar) através de indicadores de desempenho relevantes.
???????????????? ?…
Após percorrer todas essas etapas, essa tarefa alcança um objetivo específico, seja ele relacionado à produção, prestação de serviços ou qualquer outra atividade empresarial.
Pode-se classificá-los em 3 tipos de processos:
Processos De Negócio
Também chamados de primários ou essenciais, inclui tarefas voltadas a entrega de produtos ou serviços ao cliente.
Exemplo: venda de produtos ou serviços, contemplam fases como: Identificação de leads; Identificação de demandas; Proposta de solução; Negociação; Conclusão da venda.
Processos Organizacionais
Conhecidos também como “processosde apoio” ou “suporte”, são atividades internas, sem contato com cliente, que têm o objetivo de tornar o negócio e seus sistemas mais eficazes.
Exemplo: Contratação de novos colaboradores; Aquisição de Materiais ou Fornecedores; Viagens Administrativas.
Processos Gerenciais
Coordenam os processos de negócios e organizacionais e controlam todas as atividades da empresa. São esses os processos que medem a qualidade das atividades e identificam quais pontos devem ser ajustados para melhorar os resultados.
Exemplo: a própria gestão empresarial, planejamento, metas e análises.